top of page

Seleção Brasileira de 82

brasil-de-82.jpg

Considerada uma das melhores seleções que o país já teve. O técnico era Telê Santana. Os convocados: goleiros Valdir Peres(São Paulo), Paulo Sérgio (Botafogo) e Carlos (Ponte Preta); laterais Leandro e Júnior (Flamengo) Edevaldo (Inter) e Pedrinho(Vasco); na zaga Oscar (São Paulo), Luisinho (Atlético MG), Edinho (Fluminense) e Juninho (Ponte Preta); meio-campo Cerezo (Atlético MG), Falcão (Roma), Sócrates (Corinthians), Zico (Flamengo), Batista (Grêmio), Renato (São Paulo) e no ataque Serginho (São Paulo), Éder (Atlético MG), Roberto Dinamite (Vasco), Paulo Isidoro (Grêmio) e Dirceu (Atlético de Madrid). Na campanha a vitória sobre a URSS por 2x1; 4x1 na Escócia; 4x0 na Nova Zelândia; 3x1 na Argentina e a derrota fatídica por 3x2 para a Itália em 05 de julho. O artilheiro do Brasil foi Zico com 04 gols.

Jogos Olímpicos de Moscou - 1980

brasil-convoca-atletismo-para-os-jogos-olimpicos-1-750x375.jpg

       Os Jogos Olímpicos de 1980, realizados em Moscou, entre 19 de julho e 3 de agosto, foram boicotados por 65 países ocidentais a pedido do presidente dos Estados Unidos da América. Jimmy Carter invocou a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas para justificar o boicote.

Os filósofos gregos da Antiguidade teriam certamente apreciado a ironia: um político assumindo uma posição na esperança de evitar um cenário de politização. Em 1980, o presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, propôs que os Jogos Olímpicos acontecessem de forma permanente na Grécia, a fim de evitar que o evento não se tornasse "refém" de uma administração em declínio.

​

bottom of page